Manuel Vieira & Cª

A Manuel Vieira tem por missão Produzir e Comercializar Álcool Etílico nas suas múltiplas variantes de utilização nos sectores da Indústria, Saúde e Retalho.

Sempre em consonância com a confiança que lhe foi transmitida pelo Estado Português, ao lhe conferir estatuto de Entreposto Fiscal e sempre em consonância com a confiança que lhe é transmitida diariamente por Clientes e Fornecedores, honramos assim uma História com Quase Cem Anos.

História

Pode situar-se a fundação da Manuel Vieira & Cª em 1927, ano em que lhe foi concedido o primeiro alvará de exploração industrial.
A atividade da empresa começou no setor agrícola no início do século XX, nas margens do rio Almonda, em Lapas, concelho de Torres Novas.
A abundância de água e a existência do maior figueiral da Europa nesta região possibilitaram o início da atividade industrial da empresa – Produção de Álcool Etílico a partir do figo. Até 1966 a Manuel Vieira & Cª produziu e comercializou álcool etílico, utilizado quer no fabrico de bebidas espirituosas quer em hospitais e outros estabelecimentos de saúde. A partir de 1966, foi imposto o monopólio do Estado na comercialização do Álcool Etílico, operando a Manuel Vieira & Cª como fornecedora para esse monopólio, que não dispunha de estruturas produtivas.
Há nova reviravolta em 1993, com a liberalização do setor. A Manuel Vieira & Cª é a única, de entre as cinco fábricas de referência portuguesas produtoras de álcool etílico não vínico, a não encerrar as suas portas.
As novas tendências de mercado, a massificação da distribuição e a procura global por novos produtos motivam a entrada da Manuel Vieira & Cª no mercado global de desinfetantes e cosméticos através da incorporação da HD Hidrodipro no seu grupo empresarial.
Desse modo é atualmente a  Manuel Vieira & Cª  líder nos  diversos setores de mercado ligados à comercialização do álcool etílico em Portugal, e uma presença forte em diversos mercados internacionais, contando-se entre os seus parceiros empresas que são elas próprias líderes mundiais nas respetivas áreas.
 

Qualidade

Na Manuel Vieira pretendemos promover a satisfação dos Clientes, as suas expectativas e requisitos, em conformidade com as exigências legais e normativas, recorrendo continuamente à melhoria dos processos e à competência técnica dos colaboradores. Mantendo o espírito de inovação e melhoria,  procuramos fomentar a Qualidade de modo a ser uma empresa de referência nacional e internacional nos vastos mercados industrial, hospitalar, e do grande consumo, que utilizam o álcool etílico e outros produtos de base alcoólica.

Ambiente

Enquanto interveniente responsável, a Manuel Vieira compromete-se a preservar não só os interesses da sociedade atual mas também os interesses das gerações futuras.
Assim, definimos como objetivos não só cumprir os requisitos legais, mas estabelecer boas práticas. Procuramos sensibilizar todos os nossos colaboradores e envolver todos os níveis da empresa neste objetivo de minimização do impacto e preservação ambiental.
Assumimos uma perspetiva de ciclo de vida, associada à perspetiva de economia circular e em claro contraste com o tradicional modelo linear, que consiste no consumo de matérias-primas para obtenção de produtos finais, com consumo de recursos naturais e produção de resíduos.
Numa perspetiva de economia circular e de garantia da Sustentabilidade, investimos na eficácia dos processos, de modo a conseguirmos:
- Preservar os recursos naturais, pela otimização da sua utilização;
- Reduzir, reutilizar e valorizar os resíduos produzidos.
É também neste contexto que desenvolvemos o Ecodesign, criando produtos sustentáveis que cumprem critérios ecológicos em todas as suas fases: conceção, desenvolvimento, fabrico, utilização, transporte e reciclagem.

Segurança

A saúde e segurança são de importância primordial para todos nós. Na Manuel Vieira zelamos pela saúde e segurança de todas as pessoas que de alguma forma possam ser afetadas pela atividade da empresa.

Responsabilidade social

A empresa tem vindo a contribuir regularmente para a dinamização de iniciativas culturais na freguesia das Lapas, agora União das Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca, e no concelho de Torres Novas. Colabora assiduamente na formação de crianças e jovens, através da colaboração com escolas e centros de ocupação de tempos livres e centros de reinserção, nomeadamente organizando visitas guiadas às Instalações e proporcionando estágios curriculares.

+