Header image  



Uma história em Alcool

Empresa           Serviços           Álcool            Contactos

 
 
  Missão  
 

A Manuel Vieira tem por missão Produzir e Comercializar Álcool Etílico nas suas múltiplas variantes de utilização nos sectores da Indústria, Saúde e Retalho, sempre em consonância com a confiança que lhe foi transmitida pelo Estado Português ao lhe conferir estatuto de Entreposto Fiscal e sempre em consonância com a confiança que lhe é transmitida diariamente por Clientes e Fornecedores, assim honrando uma História com mais de Oitenta anos.

História

Pode situar-se a fundação da Manuel Vieira & Cª em 1927, ano em que lhe foi concedido o primeiro alvará de exploração industrial.

A actividade da família Vieira começou no sector agrícola no início do século XX, nas margens do rio Almonda, em Lapas, concelho de Torres Novas. A abundância de água e a existência do maior figueiral da Europa nesta região possibilitaram o início da actividade industrial da empresa – Produção de Álcool Etílico a partir do figo.

Até 1966 a Manuel Vieira & Cª produziu e comercializou álcool etílico, utilizado quer no fabrico de bebidas espirituosas quer em hospitais e outros estabelecimentos de saúde.

A partir de 1966, foi imposto o monopólio do Estado na comercialização do Álcool Etílico, operando a Manuel Vieira & Cª como fornecedora para esse monopólio, que não dispunha de estruturas produtivas.

Há nova reviravolta em 1993, com a liberalização do sector. A Manuel Vieira & Cª é a única, de entre as cinco fábricas de referência portuguesas produtoras de álcool etílico não vínico, a não encerrar as suas portas.

Sempre nas mãos da mesma família – hoje na sua quarta geração – a Manuel Vieira & Cª é líder em diversos sectores de mercado ligados ao álcool etílico, contando-se entre os seus parceiros empresas que são elas próprias líderes mundiais nas respectivas áreas.

 
 
 

 

 
 
 PORTUGUES | ENGLISH